Ao todo são oferecidas 60 vagas, as inscrições vão até 12 de fevereiro de 2021.
Estão abertas até 12 de fevereiro, as inscrições para o Ciclo de Debates em Economia Política do Audiovisual. O evento de extensão acontecerá nas quintas de 18 e 25 de fevereiro e 4 e 11 de março de 2021 remotamente pela plataforma Google Meet.
Trata-se de uma atividade gratuita e aberta ao público mediante prévia inscrição. Ao todo serão ofertadas 60 vagas, sendo 35 para estudantes do Curso de Comunicação Social – Audiovisual e 25 para demais interessados.
Nesta edição, o ciclo reunirá pesquisadores de diferentes instituições brasileiras que apresentarão resultados de investigações científicas sobre o mercado audiovisual do futebol, as especificidades nacionais dos games, o futuro da TV por assinatura no país e o mercado de streamings.
As inscrições podem ser realizadas no link: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91816811
A atividade é uma iniciativa do EPA! – Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual e integra o conteúdo programático da disciplina de mesmo nome do Curso de Comunicação Social – Audiovisual.
PROGRAMAÇÃO
18 de fevereiro de 2021, 19h
Estudos de Futebol e Mídia na EPC: relato sobre a apropriação midiática do esporte
Profº. Anderson Santos (UFAL)
Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Foi presidente da Seção Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura. É autor do livro “Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol”.
Textos para debate: SANTOS, Anderson. Os três pontos de entrada da economia política do futebol. In: Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 561-575, abril/junho 2014
Santos, Anderson & Santos, Irlan. Futebol e Economia Política da Comunicação: revisão de literatura e propostas de pesquisa. Revista de Estudios para el Desarrollo Social de la Comunicación, 2016.
25 de fevereiro de 2021, 19h
Audiovisual Interativo no Brasil: um exame da indústria nacional de games
Profº. Ivan Mussa (Estácio)
Doutor em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Games da Intercom. Foi pesquisador convidado na IT University of Copenhagen, no Center for Computer Games Research. É autor da tese “O jogador descentralizado: comunicação humano-videogame no contexto pós-Minecraft” e do livro Design de Jogos, projetado para o curso graduação em Jogos Digitais da Universidade Estácio de Sá.
Texto para debate: ZAMBON, Pedro Santoro. As vantagens de ser independente: inovação e criatividade na indústria brasileira de jogos digitais e suas influências no processo produtivo. Revista Metamorfose, vol. 2, n. 1, maio de 2017. P. Santoro Zambon, 276-295
04 de março de 2021, 14h
Futuro da TV por assinatura: financeirização, concentração e exclusividade no mercado
Profª. Denise Lopes (PEIC/UFRJ E COMUM/UFPI)
Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora do PEIC – Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação da UFRJ e do Comum – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade. Foi professora substituta da Universidade Federal do Piauí. É autora da tese “Estruturas e Dinâmicas do Mercado Brasileiro de TV por Assinatura no Processo de Reprodução do Capital” e é organizadora do livro “Political Economy of journalism”.
Textos para debate: DANTAS, Marcos; LOPES, Denise Maria Moura da Silva. El capitalismo financiero y la cartelización mundial del fútbol a manos de tres grandes conglomerados estadounidenses. In: CABALLERO, Francisco; MANIGLIO, Francesco. Capitalismo Financeiro y Comunicacion. Ciespal, 2016.
LOPES, Denise Maria Moura da Silva. Estruturas e dinâmicas do mercado brasileiro de TV por Assinatura no processo de reprodução do capital. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.
11 de março de 2021, 19h
Empreitada global da Netflix
Profª. Melina Meimaridis (UFF)
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora do Série Clube (2013-2018) e assistente de produção executiva da Segunda Feira Filmes. É associada ao TeleVisões (UFF). É autora da tese “Comfort series: elementos estruturais da Ficção Seriada Televisiva”.
Texto para debate: MEIMARIDIS, M.; MAZUR, D.; RIOS, D. A Empreitada Global da Netflix:. Revista GEMInIS, v. 11, n. 1, p. 4-30, 11 jun. 2020.