EPA participa da 75ª Reunião Anual SBPC

Teve início neste domingo, 23, a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina, que este ano teve como sede a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, a Reunião Anual SBPC comemora em 2023, seus 75 anos de fundação, e contou com a participação do Grupo de Economia Política do Audiovisual (EPA), na presença da professora Janaine Aires, líder do grupo.

O evento conta com uma Programação Científica formada por conferências, webminicursos, mesas-redondas, painéis e a sessão de pôsteres, onde a Jornada Nacional de Iniciação Científica está inclusa. Outras atividades também estão sendo realizadas, como a SBPC Cultural, a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.

A líder do EPA foi palestrante em uma das mais de 200 atividades da programação, e juntamente com as docentes Deborah Rebello (UFPR) e Suzy dos Santos (UFRJ), participou nesta segunda-feira, 24, da mesa-redonda intitulada “Impactos da vigilância automatizada na comunicação e cultura”. A mesa foi conduzida pela socióloga e vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral (UnB), onde cada uma das pesquisadoras abordou um ponto do tema geral. 

Aires trouxe uma exposição sobre as Inteligências Artificiais e seu impacto na indústria audiovisual. “Especialmente no contexto de inteligência artificial, a gente vê uma mudança não só nesse valor de exposição (das obras de arte), mas especificamente na unicidade na singularidade dessas produções; e essas reflexões precisam ser sempre pontuadas. A gente acaba convivendo com elas, recebe elas com muita tranquilidade, mas na verdade tem interesses específicos por trás que a gente acaba esquecendo”, informou. 

Sobre a participação no evento, a professora comentou que o tema abordado na edição deste ano foi muito importante, principalmente após um período difícil para a ciência e pesquisa. “O maior encontro científico do nosso país debate as relações entre Ciência e Democracia, depois de um longo e desastroso período de negacionismo e de destruição das nossas instituições.. É muito instigante apresentar os resultados das nossas pesquisas sobre o papel da comunicação nestes processos. Saímos esperançosas pela riqueza do debate, mas também pelas notícias sobre os investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia que recebemos aqui. Notícias muito promissoras e nos estimularam muito”, disse Janaine. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *