Nesta segunda (30/10) teve início a 4ª Edição do Ciclo de Debates em Economia Política do Audiovisual. A atividade gratuita e aberta ao público sem prévia inscrição. Ao todo serão ofertadas 50 vagas, sendo 40 para estudantes do Curso de Comunicação Social – Audiovisual e 10 para demais interessados.
Nesta edição, o ciclo reunirá um pesquisador e três pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que apresentam os resultados de investigações científicas sobre o capitalismo de plataforma e a primavera dos podcasts.
A primeira palestra foi realizada no dia 30 de outubro por João Paulo Rodrigo (UFRN) e abordou aspectos centrais dos processos de precarização do trabalho favorecidos pelas plataformas digitais.

A segunda atividade do Ciclo acontecerá no dia 29 de novembro às 19h, no Auditório 1 do Decom. E reunirá Taiane Medeiros (UFRN) e Fernanda Soares (UFRN) que apresentarão os resultados de suas pesquisas sobre podcast. A mediação será da mestranda Gabriela Olivar (UFRN).
Todes interessades podem participar deste edição, basta que registrem presença no dia da atividade para que recebam o certificado.
Programação

30 de outubro de 2023 – Palestra – 19h30, Auditório 1
Um museu de grandes novidades: plataformização, trabalho precário e capitalismo no Séc. XXI, por João Paulo Rodrigo Hermes da Silva (UFRN)
Mestre e doutorando em Estudos da Mídia (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na linha de pesquisa de Produção de Sentido, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM). Pesquisou no mestrado as estratégias discursivas da imprensa sindical frente à gestão privada do SUS em Natal, analisando os jornais SindNotícias e Impaciente, publicados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN). No doutorado, desenvolve pesquisa sobre as formas de comunicação e organização sindical dos trabalhadores de aplicativos no capitalismo de plataforma. É integrante do Grupo de Pesquisa Preserv-Ação: Comunicação, Ciência e Meio Ambiente da UFPA/UFRN, registrado no CNPq. Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (2009), pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua e tem experiência em Comunicação Sindical, Assessoria de Imprensa, Design Gráfico e produção Audiovisual. Tem como foco a pesquisa sobre imprensa sindical, comunicação contra-hegemônica, discursos midiáticos e plataformização do trabalho.

29 de novembro de 2023 – Mesa-redonda – 19h, Auditório 1
Estratégias imersivas no podcast “A mulher da casa abandonada”, por Taiane Medeiros (UFRN)
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia. Graduação em Comunicação Social com habilitação em Radialismo e Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013; 2017). Cursando Especialização em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela Universidade Potiguar. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão, incluindo as atividades de produção, operação e edição audiovisual. Integrante do quadro efetivo de servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lotada na TV Universitária exercendo o cargo de Editora de Imagens.
Podcast e resistência feminina, por Fernanda Soares (UFRN)
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN), especialista em Cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017) e graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela FIAM-FAAM – Centro Universitário, São Paulo (2013).
Mediação – Gabriela Olivar (UFRN)
Mestranda em Estudos da Mídia (UFRN). Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida (IFRN). Jornalista no Conselho Regional de Serviço Social – 14ª Região (CRESS-RN).