2024
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Fundamentado no arcabouço teórico da Educomunicação, o Projeto Mídias na Educação tem como foco o letramento em mídia e em informação. Através do desenvolvimento de habilidades e de competências informacionais e comunicacionais, o projeto busca promover o protagonismo de adolescentes e de jovens, ampliando sua capacidade de reconhecer suas potencialidades individuais e coletivas, a partir dos pilares da democracia e da cidadania. Nosso projeto se alia diretamente às diretrizes globais de alfabetização midiática elaboradas pela UNESCO (2022) e ao desenvolvimento da Política Nacional de Educação Midiática em processo de implementação pela Secretaria de Políticas Digitais desde 2023. A partir da ação de extensão, auxiliamos Escolas Públicas a atingir os objetivos da Base Nacional Comum Curricular – que determina o desenvolvimento de competências para usar gêneros que circulam nos campos das práticas jornalística/midiático; da Lei 13.006/2014 que estabelece que o Cinema Brasileiro deve ser inserido como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da educação básica e fundamental; e a Lei 14.533/2023 que institui a Política Nacional de Educação Digital. O projeto é desenvolvido todos os anos no Rio Grande do Norte desde 2019, quando foi implementado na Escola Edgar Barbosa com estudantes do ensino médio. Em 2024, ampliamos nosso escopo para atender professores e estudantes do ensino fundamental ciclo II e o Ciclo III da rede municipal e estadual de Natal/RN interessadas.
Coordenação: Janaine Aires
Equipe: Janaine Aires, Theresa Medeiros e Isabela Cristina Vettorazzo
OBSERVATÓRIO DO AUDIOVISUAL POTIGUAR

O Observatório do Audiovisual Potiguar é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que baseia suas ações no site: www.opa.ufrn.br e no instagram @audiovisualpotiguar. Desenvolvido pelo EPA!, o Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual tem como propósito fornecer ao setor e à sociedade ferramentas analíticas que auxiliem o desenvolvimento econômico, social e humano da região a partir da análise de sua produção audiovisual. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras para a inclusão produtiva e social e redução das desigualdades sociais, por meio do uso de Tecnologias da Comunicação e da Informação no campo do Audiovisual. A iniciativa articula os três eixos indissociáveis da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão. E se comunica com seu público através de uma plataforma interativa que reúne os resultados da pesquisa “Mercado Audiovisual do Rio Grande do Norte” desenvolvida entre agosto de 2019 a junho de 2020 e renovada de agosto de 2020 a junho de 2021. Estes resultados foram organizados em ferramentas que estão reunidas em um portal aberto estruturado em três seções, a saber: 1) Análises, onde reunimos artigos, entrevistas e resenhas que se debruçam sobre diferentes aspectos do mercado e da produção audiovisual do estado do Rio Grande do Norte; 2) CinePoty que é uma plataforma colaborativa criada pela Cinemateca Potiguar/IFRN que reúne dados sobre as produções audiovisuais potiguares com o intuito de catalogar, difundir e preservar a memória audiovisual; e 3) Mapa, ferramenta interativa, onde é possível consultar dados sobre as empresas produtoras do audiovisual no Rio Grande do Norte. Todos os semestres, os estudantes da disciplina de Economia Política do Audiovisual atualizam este banco de dados, aprimoram as ferramentas e elaboram análises sobre as Políticas Culturais do Rio Grande do Norte. Essas ferramentas auxiliam realizadorxs, gestorxs, pesquisadorxs e espectadorxs do audiovisual fornecendo dados e análises atualizadas. Isto é, subsídios qualificados para a fundamentação de novos projetos audiovisuais, para a formulação de políticas públicas, para o desenvolvimento de novas pesquisas e para difundir a memória e a cultura audiovisual potiguar. Assim, o Observatório prestará um serviço à sociedade ao promover diretamente o fortalecimento da cadeia produtiva e da cultura audiovisual a partir da difusão do conhecimento, da ciência e da memória da produção audiovisual do Rio Grande do Norte.
Coordenação: Janaine Aires
Equipe: Janaine Aires, Theresa Medeiros, Iara Gabriele Lima Rameiro e Laís Ralline de Lima Silva
MIDIATECA DO DECOM: MEMÓRIA, CONHECIMENTO E CONEXÃO
O projeto propõe a criação e organização da midiateca do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, espaço que amplia e enriquece o ambiente denominado como Hemeroteca que existe desde a fundação do curso de Jornalismo, faz 60 anos. O Decom é vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e soma 6 décadas formando profissionais da comunicação no Estado. A Hemeroteca do Decom é um setor do Departamento que reúne esta memória, articulando o acervo de produções dos estudantes, periódicos locais e nacionais e significativo arquivo de produção fotográfica e audiovisual. Em 2024, queremos transformar este ambiente em uma Midiateca. Nosso objetivo de preservar e disponibilizar o acervo de periódicos, jornais, produções editoriais, produtos audiovisuais e sonoros que possam promover a memória, o conhecimento e a conexão da sociedade com nossas produções. Neste sentido, entendemos que a midiateca será um recurso valioso para alunos, pesquisadores e professores, promovendo o acesso à informação histórica e contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e estudos na instituição.
2021
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Equipe: Janaine Aires, Lívia Cirne, Marcela Costa, Mirian Moema, Hélcio Pacheco de Medeiros e Carlos Segundo (Coordenador@s), Izabel Nunes (Colaboradora) e Débora Mendes, Leônidas Carvalho, Rebeca Souza (extensionistas).
Seja uma escola parceira

OBSERVATÓRIO DO AUDIOVISUAL POTIGUAR

PROGRAMA ESPECIAL DE CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAL
Equipe: Janaine Aires, Roger Tavares, Lívia Cirne (Coordenador@s)
2020
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Equipe: Janaine Aires, Lívia Cirne, Marcela Costa, Mirian Moema e Carlos Segundo (Coordenador@s), Izabel Nunes (Colaboradora) e Débora Mendes, Leônidas Carvalho, Rebeca Souza (extensionistas).

Projeto finalizado em dezembro de 2020.
2019
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO DO OLHAR, O AUDIOVISUAL E A CULTURA DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS
Projeto desenvolvido na Escola Estadual Edgar Barbosa – Natal/RN, entre maio e dezembro de 2019. Atendeu 40 estudantes da rede pública de ensino, promovendo oficinas de radio-escolar, audiovisual e narrativas criativas.
Equipe: Janaine Aires, Lívia Cirne, Mirian Moema e Ruy Rocha Filho (Coordenador@s), Izabel Nunes (Colaboradora) e Débora Mendes, Leônidas Carvalho, Rebeca Souza, Sandra Avelino (extensionistas).

Projeto finalizado em dezembro de 2019.